Coll Halt Pas

Coll Halt Pas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

THE NORTH FACE®
LAVAREDO ULTRA TRAIL

Clica para aumentar
Após o afastamento no ano passado do Tor des Geants devido a uma rotura muscular, decidi que iria lutar com toda a minha força e perseverança para estar presente este ano.

Mesmo antes de ter qualquer feedback da organização do TdG, decidi que iria começar a preparação no dia 2 de Janeiro 2015.

No último dia de Novembro do ano passado, dia do Gerês Marathon, numa conversa com o meu querido companheiro e amigo Carlos Sá, entre outras coisas, obviamente que o TdG teria que vir à baila. Foi aí que ele me “obrigou” a fazer LUT, como parte da preparação para o TdG. A inscrição foi feita e aceite, a taxa paga. Tudo isto sem ter havido ainda a pré-inscrição para o TdG, o que aconteceu depois.

Clica para aumentar
Muita água passou debaixo das pontes até ter conseguido uma inscrição para o TdG. Apenas soube que iria de facto, na 3ª etapa do PGTA.

 O dia 25 de Junho chegou e vários Portugueses partem para Cortina d’Ampezzo, local de start/finisher do LUT.

A viagem embora longa (em tempo) correu bem, 12 horas estava-mos em Veneza. Um passeiozinho pela cidade, uma corridinha para descontracção, uma entrada no rio (água gelada) da Ester e da Goreti e a tarde foi-se.

Clica para aumentar
Dia 26, conferência do material obrigatório (com cerca de 2 horas na fila) e levantamento do dorsal. Almoço, seguido de um repouso absoluto para quem iria fazer os 119 km…

19h “pasta party” havendo ainda cerca de 3 horas para “deambular”… Equipo-me convenientemente para a noite. (camisola térmica, t’sherty, calções, calças térmicas Buff , etc.

 23 horas começou o meu “calvário, o stress, a vontade louca de ficar ali mesmo.

Clica para aumentar
5 minutos antes do tiro (sem tiro) de partida, seleccionei a actividade no GPS, coloquei-o à procura do Satélite e alguns segundos depois deu informação de start. Mediante esta informação, tudo calmo, tudo ok. Segue a contagem decrescente e quando chega a zero vou fazer start no relógio, reparei que tinha desaparecido a indicação anterior de start e estava com uma mensagem esquisita que não consegui ler. Não obedecia a qualquer comando. Mesmo assim continuei à espera que "um milagre" acontecesse.... Nada.

Quando estava a chegar ao fim do asfalto para entrar na montanha, parei e disse para os meus “botões”: Se não conseguir pôr o GPS a funcionar, não continuarei. Não sentia confiança para fazer 119 km’s sem qualquer meio auxiliar. Não tinha GPS, não tinha relógio, sentia-me desolado, "despido.

Clica para aumentar
Ao fim de cerca de 10 minutos de estar parado à entrada da Montanha, consigo fazer um reset total. Liguei-o seguidamente na altura em que os “vassouras” chegaram à minha beira e me perguntaram se eu ficava ali. Já na posse da minha autoconfiança total, disse-lhes que eram doidos se pensavam que iria ficar ali. Mais um minuto e GPS já a funcionar. Começou ali o meu treino.

Digo treino, porque o objectivo do LUT era apenas e só fazer um treino controlado com altitudes e trilhos idênticos ao TdG.

Clica para aumentar
O meu objectivo era passar todas as barreiras horárias dentro dos tempos que a organização tinha imposto, e ser finisher.

Passados mais cerca de 10 minutos, comecei a passar imensos Atletas. E foi sempre a ultrapassar (sem ser ultrapassado) até aos 18 km,’ local do 1º abastecimento. Estava cheio! 

Parei o tempo suficiente para colocar dentro de um dos bidões um pacotinho de isotónico da Herbalife, encher de água e seguir. Claro que continuei a passar Atletas e raramente era ultrapassado.

Clica para aumentar
Chegado ao abastecimento seguinte aos 33 k’ms. O tempo de barragem aqui seria às 5h30. Cheguei eram 4h. Bebi apenas uma sopinha, enchi de novo agora o outro bidão com água e o isotónico da Herbalife e segui.

Nos dois abastecimentos, gastei apenas 5 minutos. Apesar da enorme “parede” até ao lago Misurina, não houve qualquer dificuldade. A dificuldade surgiu depois mais à frente, na outra “parede” que nos levou até ao km 49, Ref. Auronzo. 

Clica para aumentar
Contrariamente às vezes que andei bastante mais lá por cima em altitude, senti que neste trilho duríssimo estava a ter algum problema com a altitude. Mais tarde cheguei à conclusão que não era a altitude mas sim o excesso de roupa aliado ao calor que já se fazia sentir.

Cheguei finalmente lá acima às 07h45, sendo a hora de corte às 10h30. Estava confortável em tempos, mas cheio de calor. A 1ª coisa que fiz, foi retirar a roupa toda, ficando apenas em t’shirty da D+ e calções.

Entrei na fila que havia para o abastecimento, bebi apenas e só mais uma sopinha, enchi de novo outro bidão com isotónico e arranco. Perco aqui 25 minutos!

3cumes lado Sul
Clica para aumentar
Sigo e parei várias vezes ao longo de todo o percurso para tirar fotos… mas aqui tirei mais pois estava a passar junto aos 3 cumes. Continuei sempre a ritmo de treino “modo Geants”, percorrendo as montanhas sem qualquer dificuldade, mas tendo sempre em conta os tempos de barragem, até ao km 85.

Aqui começo a “sentir” umas gotas de água… Olho para o céu e vejo aproximar-se uma nuvem preta. Ia-mos um grupo de 7 Atletas e claro paramos todos para vestir o impermeável. 

3cumes lado Norte
Clica para aumentar
Quando chego ao Ref. de Malga Travenanzes (km88), este encontrava-se a abarrotar com pessoal a abrigar-se da chuva. Como não havia caldinho, enchi um bidão e sigo para não arrefecer… à medida que ia subindo, de chuva passou a granizo acompanhado de efeitos sonoros e luminosos!!!

O granizo nas mãos acompanhado também de ventos fortes vindos de trás, legou as mãos ficarem geladas. Parei um pouco à frente para calçar as luvas, mas não as encontrei. Eu tenho uma particularidade, tendo as mãos e os pés gelados tenho a sensação de todo o corpo gelado. Os pés felizmente estavam quentes.

Clica para aumentar
Continuo a subir e o frio a aumentar, começando mesmo a estar preocupado. Sabia que mais uns 3 a 4 km’s teria um abastecimento e como estava com muita força, locais em que normalmente não corro, fi-lo nessa altura para poder desenvolver calor…

Quase a chegar ao cimo, encontro uma tenda de vigilantes da montanha. Entrei lá e tudo o que tinha tirado ao km 49, vesti novamente. Mesmo chovendo ainda muito e a trovoada presente, sigo viagem. Reparo um pouco mais à frente que a trovoada estava a abandonar aquela montanha. Dali para a frente, tudo a correr a 100%, nada de cansaço, nada de frio, nada de nada. Sempre com vontade de correr onde era possível. E assim continuou até cerca do km 100. 

Clica para aumentar
Aqui encontro uma Atleta Japonesa dobrada em seus bastões com vómitos terríveis. A única coisa que fiz foi segurar-lhe na cabeça para tentar que se sentisse um pouco mais confortável. Recuperou, pediu-me que seguisse mas eu não a deixei. Ia apenas um metro à frente dela porque notava que vinha com muita dificuldade. Apesar de todo o meu cuidado, cerca de 100 m à frente, dá uma queda muito violenta (Quem por aqui passou sabe que os cerca de 800m antes de Passo Giau, são muito técnicos e muito difíceis. Há socalcos em pedra com mais de um metro de altura).

Clica para aumentar
Imediatamente mesmo sem saber a gravidade da lesão, rodo-a 180 graus colocando-a de barriga para cima. Faço-lhe um exame primário e vejo que apesar de estar com a parte um pouco abaixo do joelho exposta e uma mão a sangrar abundantemente, não tinha nada partido. Nesse sentido, sentei-a numa pedra e pedi a dois Italianos que passavam alguns minutos depois para pedirem socorro no abastecimento que já se avistava.

Esperamos ali cerca de 20 minutos e nada de socorro. De noite sem o Helio poder voar, no meio daqueles pedregulhos todos, não era muito viável o socorro. Chorava a altos berros! Tentei estancar a hemorragia da mão, tentei acalmá-la, estava quase a entrar em estado de choque.

Clica para aumentar
 Decidi então com a sua anuência “arrastá-la” até Passo Giau. Foram cerca de 800 metros que nos levou cerca de uma hora. Ela vinha pendurada no meu pescoço e em certos socalcos tive que a descer ao colo. Chegamos finalmente às escadas de acesso ao abastecimento, tendo passado por dois socorristas em sentido contrário que nem pararam. Soube depois que iam à procura da sinistrada… Bem poderia ter morrido, porque o socorro saiu cerca de uma hora depois de ter sido pedido aos Atletas que passaram.

Deixei-a entregue aos cuidados médicos, bebi o último caldinho e lá vou eu até ao último abastecimento.

Clica para aumentar
Aqui parei apenas (porque ainda tinha os dois bidões quase atestados) para mudar as pilhas do frontal. Sabia que faltavam 9 km’s para o final e sabia também que cerca de 4 km’s pertenciam a uma descida muito inclinada e perigosa devido à chuva que tinha caído, desci com todo o cuidado, sendo ultrapassado nessa descida por 10 ou 15 Atletas….

Clica para aumentar
Logo que cheguei ao estradão, passei vários que antes me tinham passado. Cheguei finalmente ao asfalto, tendo a agradável surpresa de ter o Fredy à minha espera. Durante aquele km e tal que faltava para chegar à meta, foi aplicado um tal ritmo de corrida, que obriguei o Fredy a ir tomar novo banho porque tinha a camisola toda molhado…

Ao fim de 27h16 cheguei à meta, terminando um excelente treino em “modo Geant”, que também este me deu ainda mais confiança para ser Finisher em Setembro próximo nos Alpes mais a Nw com col’s com mais de 3.000 metros e 24.000 de D+…
Clica para aumentar
Há, falta dizer que para não fugir à regra, desta vez caí 3 vezes… E dizer também que durante todo o percurso, apenas bebi 3 caldos dos 4 que havia. O restante foram barras de proteínas da Herbalife e isotónico desta mesma marca, tendo também comido uma “barrinha” de fabrico caseiro que o nosso amigo Venezuelano Moises Jimenez me ofereceu com a indicação de ser ingerido por volta dos 80 km.

Comi-a por volta dos 96 km’s, dando-me na verdadeira acepção da palavra, asas para “voar” até à ultima descida….


Clica para aumentar


Clica para aumentar


Clica para aumentar

Clica para aumentar

Clica para aumentar


Quim Sampaio

1 comentário:

  1. Muito bom ... é "monstruoso" a facilidade com que fez esta prova ... muitos parabéns. Este ano a TdG não lhe escapa.
    Abraço

    ResponderEliminar