Coll Halt Pas

Coll Halt Pas

sexta-feira, 20 de março de 2015

UMA PEQUENA CRÓNICA DA MINHA PARTICIPAÇÃO NO PGTA
A FESTA DO ULTRA TRAIL EM PORTUGAL

Eu e Carlos Sá
Clica para aumentar
Estava há 2 meses atrás a preparar-me para fazer a inscrição no GTA, quando recebo um convite do meu Amigo e grande Campeão Carlos Sá, para fazer o PTGA. Servia como é óbvio para ser um grande treino para o TDG.

Claro que foi com muito orgulho e emoção que aceitei. Não foi preciso alterar o treino diário, porque o PGTA seria a continuação do treino “TDG”…

Eu Christophe la Saux e Xing Hoang
Clica para aumentar
Chegou o dia 26 de Abril (1ª etapa) e aquela linda Vila Minhota dos Arcos de Valdevez tornou-se pequenina de mais para tantos amantes do Trail Runner! Tive a alegria de encontrar e cumprimentar dois dos Atletas pertencentes ao top ten do Trail Mundial e de quem sou fá. São eles Salvador Calvo vencedor do 1º TDG e com um palmarés inimaginável e Christophe Le Saux duas vezes 2º lugar no TDG e um 3º, para além de o seu palmarés ser do melhor que se possa imaginar. A contagem iniciada
Clica para aumentar
 por Carlos Sá e entoada por todos os participantes e ao numero zero lá vamos nós percorrendo algumas ruas da Vila, entrando pouco depois na montanha. Estava-mos então a iniciar a grande festa!


Estava perfeitamente confiante que iria fazer um grande evento devido ao trabalho aturado e dedicado da nossa querida amiga Fernanda Verde relativamente a músculos, tendões e articulações, aliando ainda toda a suplementação Herbalife que o Vendedor independente Daniel Araújo me disponibilizou.

Barbara B. e Carlos Sá
Clica para aumentar
Na posse dessa confiança, comecei então a “subir” brincando com todos os colegas que passava e me passavam! Às tantas, tenho a meu lado a correr uma Jornalista de uma grande rádio nacional (TSF) de gravador na mão para me fazer uma entrevista! Essa Jornalista era Barbara Baldaia que se manteve a meu lado e a correr durante alguns minutos… Foi a primeira vez que fui entrevistado enquanto corria… Há sempre uma 1ª vez…

Os fotógrafos espalhados pela montanha eram mais que muitos e o nosso amigo Miro Cerqueira e sua equipa não poderiam também faltar. Era clic aqui clic acolá, foram muitas as fotos tiradas a todos os Atletas. Só ouvia, “Joaquim Sampaio olha aqui”…Claro que não podia deixar de evocar o nosso visitante natural de Singapura, Peh Siong San! Figura impar, amante da fotografia. Sem medo de errar talvez tivesse sido ele aquele que mais Km correu…

Com Roberto Arneiro
Clica para aumentar
À medida que o tempo ia passando, a chuva começa a ameaçar acabando mesmo a cair lá para o princípio da tarde. Encontro um Amigo Brasileiro (Roberto Arneiro) com algumas dificuldades em progredir devido a lesão no joelho. Decido então ir com ele até final, tentando dar-lhe ajuda moral e “puxando-o” nos planos e descidas. A subir lá ia indo… Sempre a falarmos de experiencias passadas. A conversa era tão animada que e entusiasmante que quase não dava-mos pelos Km’s passados. A certa altura olho para o relógio e vejo que de acordo com o track (que não tinha carregado), faltavam 4 Km para a meta, dou-lhe mais uma “forcinha”. Passados cerca de 3 km, surpresa das surpresas encontramos o último abastecimento, quando deveríamos estar já na meta! Interroguei os companheiros que me disseram que faltariam ainda uns 10 ou 11 Km’s para a meta!!!

Célia Sampaio
Clica para aumentar
Lá fomos descendo até ao rio Vez, percorrendo-o pela sua margem direita até à meta, chegando com 51,380 Km!!!! Resultado, andamos os dois mais 10 KM’s!

À nossa espera estava a Celina com os bolinhos de bacalhau, ovos caseiros cozidos, uns bolos feitos pela Célia Sampaio, Margarida Magalhães e outros e ainda uma garrafa com vinho “morangueiro” fresquinho…

2ª etapa dia 27

Castelo de Melgaço
Clica para aumentar
Fresquinho, apesar dos 51 km do dia anterior, entramos para o autocarro que nos levou até Sistelo. Aí permanecemos cerca de 45 minutos, pois o Salvador Calvo tinha-se “perdido”. Como nunca mais chegava, o Rui decide dar a partida. Lá vamos nós a caminho de Melgaço que nos separam 42 Km. Numa determinada subida em trilho técnico, quase que sou “abalroado” pelo Salvador. Eu seguia numa trotinete, ele num Mercedes… a chegada a Melgaço foi deslumbrante! Aquela eco via na margem esquerda do Rio Minho, permitiu-nos observar uma paisagem fantástica! Depois de acabar a eco via, encontro “pendurada” numas pedras junto ao riacho que mais acima atravessamos, a Fotógrafa Khristen a tirar fotos a quem passava… A meta dentro do Castelo medieval de Melgaço foi a cereja no topo do bolo… O alojamento e jantar no hotel junto às termas de Melgaço foi excelente.

3ª etapa dia 28

Sra. da Peneda
Clica para aumentar
Pelas 08h30, o autocarro da Camara Municipal de Melgaço leva-nos a uma aldeia “quase” medieval, dona de uma casta de cães pastores únicos no mundo. O cão Castro Laboreiro. Nome do cão e da aldeia… Visitamos o museu e o canil. Em seguida um lanchinho à nossa espera, sendo dada a partida de seguida em direcção à Sra. Da Peneda. Paisagens magnificas durante os 29,740km do percurso! Mais um alojamento, mais um jantar no Hotel da Peneda.

4ª etapa dia 29

Bico do pato
Clica para aumentar
A festa continua. Apesar de a nível muscular, tendões e articulações estar a 100%, um dedo do pé não se encontrava nas melhores condições. Na 1ª etapa entrou areia para dentro da sapatilha e não foi logo retirada, fez “estragos… A partida é dada em direcção ao Lindoso, passando pelo Suajo, terra dos espigueiros. As paisagens deslumbrantes continuam a desfilar à frente dos nossos olhos, as brincadeiras continuam mas a dorzinha no pé direito também continua a apoquentar-me. Sou “obrigado” a parar no abastecimento do Suajo situado junto a um Café/Tasca e entrar na Ambulância dos Bombeiros para me “repararem” o dedo…
Junto a esse Café, para alem da Ambulância e do abastecimento, encontravam-se meia dúzia de moradores com a sua cervejita na mão e ou copo de vinho. A Ana, comentou com esses moradores o seguinte: Já viram esse Sr. Que está na Ambulância já tem 68 anos e anda aqui como os outros?... Nesse momento há um que sai da porta da tasca e se me dirige com o seguinte comentário: “Oh homem você já não tem idade para andar a correr”….!!!! Claro que a resposta veio de imediato: “Eu não tenho é idade para estar à porta de uma taberna a beber cerveja ou um aguardente”… Claro que ia “dando” uma coisa ao homem… Umas descidas, umas subidas, a travessia da Barragem do Alto Lindoso, e a meta ali mais em cima 34,740 Km após a partida! 

Ponte Romana
Clica para aumentar
Nesta localidade (Lindoso), fomos distribuídos por várias casas de turismo rural, sendo a nossa (minha e do Mauro) de excelente qualidade. Depois de um banho reparador e jantar, “caminha” o dia seguinte iria ser trabalhoso…

5ª etapa dia 30

O dia nasce e às 09h30 temos uma visita guiada à central eléctrica da barragem. Foi percorrido um túnel subterrâneo com cerca de 1800m de comprimento, terminando num desnível de 380 m abaixo do nível do rio, na sala das turbinas. Depois de cerca de 1h30 visitando os vários departamentos da barragem, saímos em direcção ao Gerês, passando por Lóios (Espanha) com paragem nas termas havendo vários companheiros que tomaram banho. Entretanto o Gerês mais ali em baixo onde fomos encontrar as centenas de companheiros do GTA. De tarde foi preciso “dar uma mãozinha” na entrega de dorsais. Tive a felicidade de entregar o dorsal ao Iker Carrera, mais um grande campeão com quem tinha falado há um mês atrás. Entretanto as 21h chegam e com chuva qb, lá vamos nós percorrer os 14,980 Km’s, e subir os cerca de 2.000 degraus! Fantástico aquele troço! Mas o Carlos Sá pregou-nos uma partida. A meio da escadaria colocou lá uma concertina e uns bombos. Quem não conhecia o percurso estava absolutamente convencidos que junto aos bombos acabariam os degraus. Chegados lá, tivemos outros tantos degraus para subir… Depois foi um saltinho até à meta.

6ª etapa dia 1

Quase queda de água
Clica para aumentar
Na Vila do Gerês tinha-mos vários autocarros à espera para nos levar até Cabril, local onde começavam os 39,150 Km. Se fosse 6ª feira 13 talvez estivesse mais de acordo com as peripécias de que fui alvo… Apesar de estarmos na 6ª etapa, o meu sistema muscular continuava a 100%. Nesse sentido e como já habitual, comecei a correr “de trás para a frente”. Num determinado trilho muito técnico e escorregadio (descida para se atravessar o Rio Cávado), escorreguei numa lage fazendo mais de 2 metros de Sku… Levantei me e prossegui. 50 metros à frente, ao atravessar o Rio, caí de cima de uma rocha. Resultado andei debaixo de água… saí da posição caricata em que me encontrava e continuei a bom ritmo. Uns km à frente, num trilho ligeiramente a descer com muita lama, dou meia dúzia de saltos em cima da dita cuja, tendo enterrado o pé direito de tal maneira que ao retirar o pé, a sapatilha ficou subterrada… Em suma, tudo me aconteceu. O restante percurso sem mais problemas. O problema maior foi de facto a chuva…

7ª etapa (a rainha)

Eu
Clica para aumentar
Eram cerca das 07h10 quando foi dada a partida na companhia de muita chuva. A etapa prometia. Era longa, chuvosa, com um desnível razoável e até havia uma barreira horária a ultrapassar. Mas todas essas dificuldades me davam ainda mais animo para continuar a “matar” km… Foram 54,270! Como era habito, lá ia subindo e descendo brincando com todos os companheiros que encontrava, sem prestar qualquer atenção aos km e relógio. Quando cheguei ao abastecimento do km22, parei, comi, bebi, falei sem qualquer pressa. Na saída, a Sra. que estava no abastecimento disse-me que seriam cerca de 7 km a subir até ao próximo abastecimento (onde era feito o contro). Foi nessa altura que olhei para o relógio e vi que tinha apenas 55 minutos para a “barreira se fechar. Graças à condição física em que me encontrava, “desatei” a correr serra acima, ultrapassando e avisando vários companheiros/as do tempo que faltava e “voei” até ao km 29. Cheguei ainda 12 minutos antes de encerrar! Depois de passar o chip, estava descansadinho a comer quando vejo surgir do outro lado do abastecimento os dois Christofe’s logo seguido, entre outros do meu amigo João Colaço. Eles já me tinham ganho 15 Km!!! Os restantes 25 Km’s para a meta decorreram sem qualquer incidente e sem qualquer cansaço, vindo a alcançar o nosso companheiro ZumZum já na Vila do Gerê (tinha sido barrado), atravessando a meta lado a lado!

8ª etapa (consagração)

Abastecimento
Clica para aumentar
O Domingo chega e com ele a última etapa. Apesar da muita chuva presente à partida (e chegada), lá fomos estrada abaixo até ao início do 1º trilho. Etapa curta (19,320 km) mas com bastante dificuldade devido a vários trilhos com subidas quase na vertical com muita lama e descidas do mesmo grau de inclinação. Como não poderia acabar um evento desta natureza sem trazer uma “medalha” para casa, numa dessas subidas verticais, escorreguei, enfiei o nariz na lama, e fiquei com a mão esquerda e joelho direito a sangrar… Um pouquito mais acima, o rego de água que passava deu para lavar o nariz e desinfectar mão e joelho… Até à meta nada mais de assinalável houve.

Foi esta a minha aventura!

Roberto e outro/a
Clica para aumentar
Foram 290 Km’s de treino que me deram uma segurança enorme para enfrentar os 332,5 km’ do Tor des Geants!

Foram 8 dias de intensa alegria, de intensa brincadeira, que contribuíram fortemente para cimentar amizades e fazer do grupo PGTA um grupo familiar!!!

Eu
Clica para aumentar
Obrigado a todos que me “aturaram”! Não vou referir nomes mas fica aqui o meu muito obrigado e quero que saibam que ficam no meu coração!

Ao Carlos Sá aquele abraço e um agradecimento pessoal pela Festa que proporcionou a todos os participantes! ! !

Eu
Clica para aumentar
Peço a todos os companheiros que comessem já a divulgar este evento para o ano. O Carlos já tem flayers impressos peçam e distribuam-nos. O Carlos Sá merece, O País precisa e o Trail enriquece! Vamos todos contribuir para que este evento se compare aos melhores do Mundo! Tem tudo para que isso aconteça.

Classificação:
1º de escalão M60
11º na geral 53:04:39 16.000 D+

Atravessia de rio
Clica para aumentar




Paisagem
Clica para aumentar

Paisagem
Clica para aumentar

Paisagem
Clica para aumentar



Quim Sampaio - Ultratrailer

Sem comentários:

Enviar um comentário