Quim Sampaio
Coll Halt Pas
sábado, 28 de outubro de 2023
Um pouco do meu palmarés
Quim Sampaio
Data de Nascimento: 19/12/1946
https://quimsampaio.blogspot.com
sam33@sapo.pt
Telef. 963659441
Quando era menino e queria estudar após a conclusão do
ensino primário, os meus pais não o permitiram. Tinha cinco irmãos mais novos e
o dinheiro apenas dava para se comer sopa dia após dia, ano após ano.
Nesse sentido, com apenas 11 anos e 35 kg de peso foi comprado um bilhete de
comboio em Vila Nova de Cerveira e fui “despachado” para Lisboa, para
trabalhar. Era uma boca a menos e sempre havia mais uns míseros escudos mensais
a entrar em casa de meus pais.
Não tive adolescência, passei de menino a homem. Mas tive sonhos como qualquer
menino, adolescente ou adulto. O meu sonho consistia em poder tornar-me num
campeão a nível de desporto. Sonhei poder ser um grande futebolista, ou um
grande jogador de hóquei patins, ou ainda um grande ciclista.
E com esse sonho sempre presente os anos foram passando, até que, com 16 anos
surgiu a oportunidade de ingressar numa grande empresa de
Telecomunicações. A função era percorrer a cidade de Lisboa em cima de uma
bicicleta 8 horas/dia, entregando telegramas.
Claro que aproveitei logo essa oportunidade porque poderia ter finalmente
oportunidade de construir a tal carreira de campeão.
Em 1963 comprei uma bicicleta de corrida topo de gama, tendo custado 4.300$00
(21.50€) Ficando a pagar uma prestação mensal de 150$00 (0.75€). Ingressei numa
equipa de ciclismo (Marconi), tendo passado pouco tempo depois às competições.
Percorri o país todo a competir em circuitos e corridas de estrada. Ganhei
algumas, proporcionei a que colegas de equipa ganhassem outras e, sobretudo,
contei sempre para a classificação da equipa.
Apesar da minha aparente fragilidade “escondia” uma força incrível e depressa
me impus. O meu principal trunfo eram as subidas. Recordo-me ainda (com
saudade) da última corrida que fiz, tendo na minha “roda” o saudoso Joaquim
Agostinho que se viu “grego” para me acompanhar na subida da Serra do Arestal.
Seguiram-se as equipas do Belenenses, Atlético e Benfica. Esta última muito
pouco tempo. Tinha acabado de assinar contrato quando fui chamado para o
serviço militar, tendo sido colocado na Figueira da Foz.
Aos fins-de-semana, aproveitava para treinar, fazendo a viagem Figueira da
Foz/Lisboa e volta.
Após fazer a recruta e tirar a especialidade, fui mobilizado para a guerra
colonial em Angola. por esse motivo, terminou aí a minha carreira de
ciclista.
Quando mais de 3 anos depois regressei da guerra, não me senti com coragem para
recomeçar, acabando aí a minha (curta carreira) de ciclista. Com 23 anos
iniciei uma longa carreira de xadrezista competindo em Portugal e em alguns
países Europeus. Foram 17 anos encerrado em espaços fechados durante cerca de 4
horas, com uma média de 16 Atletas a fumar, muitas das vezes em simultâneo (eu
consumia 100 maços de tabaco/mês). Aos
39 anos (apenas fumava cerca de 30 cigarros/dia) rompi drasticamente com o
tabaco. Nem mais um cigarro.
Troquei o tabaco pelo Atletismo! E em boa hora o fiz. Comecei a correr sendo
treinado por um treinador profissional, obtendo rapidamente bons resultados
desportivos.
Desde essa altura, ganhei praticamente tudo que havia para ganhar, participei
em centenas de competições. Entre elas vou destacar apenas algumas que
considero mais importantes:
6 – Meias maratonas da Nazaré (a mais antiga meia maratona de Portugal)
13 – Meias maratonas de Lisboa
7 – 20Km de Cascais
6 – Meias maratonas de Sevilha (recorde pessoal 1h17
5 – Meias maratonas de La Guardia (ganhei 4)
4 – Subidas (24 km) ao ponto mais alto da Península Ibérica (ganhei uma)
4 – Maratonas País Basco
5 – Maratonas na Serra de Guadarrama (maratona de montanha mais difícil do
Mundo, ganhei uma)
13 – Participações em Terras de Aventura/Desafios xxxx
2 – Vezes Campeão Nacional de Montanha (tendo numa das vezes vencido com um
pleno nas classificativas, 12 corridas, 12 vitórias.)
2 - Maratonas de estrada.
Vários Trails e Ultra Trails em Portugal e Espanha. (Rio da Fraga 3,
Galinheiro 3, 1 Courel, 1 Ilha de Arousa, etc.)
1 - Ultra Trail do Piodão (1º Escalão)
2 - Trilhos do Paleosoico (ambos 1º no Escalão)
1 - Alvarinho Ultra Trail (1º Escalão)
1 – Ultra Maratona de estrada 100 Km (18º geral, 1º no escalão)
1- PENEDA GERÊS TRAIL ADVENTURE 280km, Finisher!!! (11º geral 1º escalão)
1 - LAVAREDO ULTRA TRAIL Cortina d’Ampezo Itália 119 Km, Finisher (636 geral
entre 950)
E por último, o grande sonho da minha vida, o TOR des GEANTS. Apesar de
estar muito bem preparado, aos 200 Km’s tive uma lesão, tendo sido retirado da
prova. Foi a maior desilusão em toda a minha vida! Um trauma do qual ainda não
superei. Por isso, estou a tentar por todos os meios arranjar patrocínios (este
blog é um exemplo), que me permitam no dia 13 de Setembro estar na linha de
partida em Courmayeur, para completar os 332,530 Km’s.
Independentemente de conseguir ou não os apoios necessários para a
participação, a partir do dia 1 de Janeiro próximo, iniciarei a minha
preparação sonhando e apostando estar lá!!!!!
Ainda em 2014 - Toca a Todos 430 km! Caminha
/ Lisboa Terreiro do Passo
De facto comecei a preparação para o TdG no dia 2 de
Janeiro e vou mesmo estar em Crourmayeur no dia 13 de Setembro para completar o
que fui impedido de fazer em 2014!!!!!
E de facto em 13 de Setembro lá estive à partida, debaixo
de muita chuva, muito vento e muito frio. Durante a noite de Domingo para 2ª
feira, para além destes 3 factores, apareceu um 4º - a neve – que suspendeu o
evento por 3 horas. A meio do dia de 2ª feira foi suspenso por mais 8 horas,
tendo sido definitivamente suspenso um pouco depois de recomeçar.
Porque o regulamento não permite, só em 2017 (70 anos de
idade) lá estarei na partida de novo!!!
GOSTARIA DE ACRESCENTAR UM EVENTO RELEVANTE NA MINHA CARREIRA DESPORTIVA:
Em 1999 dei início à organização e direcção de 10 corridas de Montanha em Vila
Praia de Âncora em que a primeira teve o nome de "MONTES DE STO.
ANTÃO A CAMINHO DE CAMINHA", e as restantes nove "MONTES DE STO.
ANTÃO - O CALVÁRIO".
Evento que logo na segunda edição juntou mais de 300 Atletas (o que era um
numero muito elevado para a época) chegando a participar mais de 450 Atletas!
Continuando com o enriquecimento curricular, este ano de 2016 mais dois ou
três eventos que considero mais importantes:
2º- PENEDA GERÊS TRAIL ADVENTURE 274km, Finisher!!! ( 1º escalão)
Ultra Trail Lavaredo 119 km não finisher devido a lesão (terminei aos 75 km).
4K Alpes Italianos. 349 km não finisher devido a lesão (cirurgia não
recuperada)
Campeonato do Mundo de Ultra Trail 85 km sempre a acompanhar o último Atleta
3ª Geres Extreme Marathon. Finisher (1º Escalão)
De salientar que participei nas duas anteriores Gerês Extreme
Marathon , a maratona mais
E para 2017 outros desafios terão lugar, nomeadamente PGTA, Estrela Grande Trail 109 km, Ultra Trail Serra da Freita 100 km, Tor des Geants, Geres Extreme Marathon, etc.
E já estamos em 2017. Tal como previa no ano passado, desafios de relevo já fiz um:
Peneda Gerês Trail Adventure. 220 km já concluído e finisher.
O ano de 2017 não foi um bom ano em termos desportivos. Fui assolado por várias lesões. Estava em perfeita condição física e anímica para fazer o EGT (109 km). Na subida para a Torre, perto dos 60 km', encontrei um colega sentado numa pedra contorcendo-se com dores. Claro que não mais o deixei até aparecer socorro (apesar da insistência para que me fosse embora) o que aconteceu mais de 2 horas depois. Fiquei pela Torre.
Em Setembro dia 1, depois de ter treinado afincadamente desde o dia 2 de Janeiro para o Tor des Geants e cumprindo religiosamente o plano traçado, Faço uma ruptura no gémeo. Faltavam apenas 9 dias para o grande evento. Fisioterapia, em "dose" industrial, e a 10 de Setembro, perfeitamente convicto que não tinha qualquer hipótese de concluir, lá estive à partida na companhia do Carlos Sá e dos outros 3 Portugueses seleccionados. O gémeo ainda me deixou chegar ao 1º suporte base de vida (50 km). Aí ligaram-me a perna (imobilizando-a e foram levar-me ao início do evento....
Peneda Gerês Trail Adventure. 220 km já concluído e finisher.
O ano de 2017 não foi um bom ano em termos desportivos. Fui assolado por várias lesões. Estava em perfeita condição física e anímica para fazer o EGT (109 km). Na subida para a Torre, perto dos 60 km', encontrei um colega sentado numa pedra contorcendo-se com dores. Claro que não mais o deixei até aparecer socorro (apesar da insistência para que me fosse embora) o que aconteceu mais de 2 horas depois. Fiquei pela Torre.
Em Setembro dia 1, depois de ter treinado afincadamente desde o dia 2 de Janeiro para o Tor des Geants e cumprindo religiosamente o plano traçado, Faço uma ruptura no gémeo. Faltavam apenas 9 dias para o grande evento. Fisioterapia, em "dose" industrial, e a 10 de Setembro, perfeitamente convicto que não tinha qualquer hipótese de concluir, lá estive à partida na companhia do Carlos Sá e dos outros 3 Portugueses seleccionados. O gémeo ainda me deixou chegar ao 1º suporte base de vida (50 km). Aí ligaram-me a perna (imobilizando-a e foram levar-me ao início do evento....
Digno de registo, apenas fiz em Dezembro a Extreme Geres Marathon após ter saído de da ruptura no gémeo 10 antes da Maratona. Mas, 5 dias antes de começar, uma gastrenterite deixou-me de segunda a sexta feira a soro e apenas bebidas.
Mas fui finisher apesar de ser mesmo o último atleta a cortar a meta...
Em 2018 fiz e concluí o Foz Côa Douro Ultra Trail, seguindo-se o Trail de Gondar em Abril, em Maio o PGTA 7 dias, em Julho estágio em altitude (falta escolher o local), em Setembro por enquanto é segredo, em Outubro poderá ser novamente o FCDUT e em Dezembro para continuar totalista, a Extreme Geres Marathon...
Continuará....
Devido à fractura da perna/pé em Abril, fiz o Trail do Pote e o PGTA 170 km
actualizado em Maio 2026
Quim Sampaio
quinta-feira, 26 de outubro de 2023
GERÊS STAGE RACE 2026
ositivo, foi excepcional!
2ª etapa com começo em S. Bento da Porta Aberta, sendo os atletas brindados com uma subida terrível de 6 km..., e após uma descida bastante ingreme, mais um brinde diabólico de 8 km, terminando em Terras do Bouro
4ª etapa. Esta não sei se teve algo de bom para descansar as pernas depois de 3 etapas duríssimas...
PARA O ANO VAI HAVER MAIS....
domingo, 22 de outubro de 2023
Desde então, com excepção do ano 2020 ano da pandemia, até este ano de 2023, a minha presença nesse magnífico senário que é o vale da Aosta é constante. Já participei em várias provas tendo terminado a maior parte delas mas a prova rainha (Tor des Geants), nunca a terminei. Espero em 2024 realizar esse sonho.
Este ano de 2023 em meados de Junho uma vez mais rumei rumo
a Courmayeur, onde pretendia fazer duas provas em que estava inscrito: 8 de Julho
Grande Trail de Courmayeur e 12 de Setembro TorDret.
O grande Trail de Courmayeur foi feito. Parti com o
objectivo de me divertir, pois a minha idade já não me aconselha a competir,
mas quando cheguei ao fim tive a agradável surpresa de ter sido o primeiro à
frente dos outros 4 atletas do meu escalão.
Continuei fazendo a preparação para o TorDret até ao dia em
que a minha esposa após ter piorado o seu estado de saúde, me obrigou a
regressar para que pudesse ser intervencionada.
Agora estou a tentar arranjar um ou uma condutora para no
próximo ano no mês de Junho prestar assistência pois pretendo fazer os 340 km
do Tor des Geants.
Por cá, inscrito nos 100 km do GTSA, não terminei. Fiquei
pelos 65 km mas no Domingo, porque já me encontrava melhor e o calor já não era
tanto fiz mais 27 km…
Segue os Trilhos Ocultos no próximo dia 5 e a 3 de Dezembro
a Gerês Extreme Marathon
28 de Outubro de 2023
domingo, 15 de outubro de 2023
Ao analizar este meu blog, apercebi-me que faltava algo para estar mais completo. De facto, depois de tantos eventos, não tinha praticamente uma foto de algum troféu.
Nesse sentido, eis abaixo fotos de quase todos os troéus que ao longo do tempo fui conquistando-
Quim Sampaio - Ultrarunner
Maio 20 2025








.jpeg)





.jpeg)































